resenha do filme Lisbela e o Prisionero

[To read about this fun film-lovers’ movie in English, here is a nice summary in the New York Times.]

uma homenagem de pancadaria boba ao cinema e as finais felizes

Leléu (representado pelo excelente Selton Mello) é um caixeiro viajante, ator, safado, e mulherengo. Inaura é sua conquista mais recente.  Frederico é o esposo corneado de Inaura que por acaso é assassino de aluguel.  Lisbela (Débora Falabella) é uma inocente escoladona de assistir ao cinema que se enamora de Leléu e por fim capta seu coração perambulante. Douglas é o noivo corneado de Lisbela.  Ôxe!  Não se surpreende que amonta uma confusão enorme e cômica.

A cena iniciante estabelece o tono para o filme.  Lisbela e Douglas entram no cinema e Lisbela diz: “Eu adoro esta parte.  A luz vai se apagando devagarzinho. O mundo lá fora vai se apagando devagarzinho. Os olhos da gente vão se abrindo. Daqui a pouco a gente não vai nem mais lembrar que está aqui.”  Então segue uma mistura de cinema e da realidade que nunca se divide por completo.  O filme está cheio de amor verdadeiro, amor não tão verdadeiro, heróis improváveis, vilões muito ruins, e umas personagens secundárias que proveem alívio cômico.  As vezes achei até bobo demais, mas gostei no total.

Numa cena, uma das conquistas de Leléu diz “Por que você não me leva contigo?” Ele responde, “Eu já te carrego no meu coração.” Vou fazer a mesma coisa com pelo menos uma parte deste filme: O sorriso enorme de Lisbela quando ela se senta no cinema já é final feliz suficiente.

Nota sobre o conteúdo: O filme fala do sexo e implica que acontece fora da tela mas não mostra nada da nudez.  Numa cena, há uma paródia duma cena na vida de Jesus Cristo, que pode ofender a alguns religiosos.

Aqui está o trailer.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s