resenha de livro: Veronika decide morrer, por Paulo Coelho

Ignora as normas sociais e seja louco … contado quatro veces

Qué autor pode juntar as tradiçõis sufi e a masturbação desenfreada (e semi-publica) e sacar um tema unificado?  Paulo Coelho!

Uma moça de 24 anos tem um trabalho, nenhuma falta de namorados, os pães que a querem, e se acha completamente aborrecida com a vida.  Tenta o suicidio e se acha num hospital mental mas com a notícia que há afetado seu coração tanto que vai morrer daqui a uma semana.

Então aprende que cada dia é um milagre e que não tem nenhuma razão para passar a vida respetando as normas sociais quando pode correr detras de seus sonos.  Durante a semana, quatro outras pessoas no hospital a observam e decidem fazer o mesmo.  Os loucos neste livro não tem enfermedades físicos ou químico senão são oprimidos pelas suas familhas que não os deixam correr tras seus sonos.  Não estou brincando: Passa com cada louco que conhecemos.  Se revela que uma personagem que no começo do livro se descreve como esquizofrênico simplemente fez uma decisão para sair do mundo.  (O doutor principal acha que os esquizofrênicos tem algum conhecimento especial da vida, o qual me lembra de outro livro, Martian Time Slip, por Philip K. Dick.)  Muito do livro conta a historia da vida de cada um dos quatro loucos principais.

No final do livro aprendemos que todo o libro há sido baseado num artifício.  [Não revelo exatemente o qué é, claro.]

Então, a mensajem é: Vivir sua vida como quiser.  A sociedade sofre de um excesso de ordem.  Cada dia é um milagre; não o gasta seguinda a regras da sociedade.  (Agora não precisa de ler o livro.)

Li este livro porque estava no livro 1,001 Books You Must Read Before You Die [1,001 livros que tem que ler antes de morrer].  Não perderia nada com morrer sem ler esta novela.

Há outras pessoas que gostaram mais do livro que eu.  No 2005, saiu um filme japonês baseado neste livro, e neste ano (2009) sai um filme americano também baseado no livro [Veronika Decides to Die, com a atriz Sarah Michelle Gellar].

Uma note sobre o conteúdo:  Há uma cena explícita da masturbação feminina.  Realmente não há outra coisa que achava que podia ser muito ofensivo.

Advertisements

5 thoughts on “resenha de livro: Veronika decide morrer, por Paulo Coelho”

  1. Já li muitos livros de vários autores inclusive e este é simplesmente o que tem o final mais surpreendente que já tive o prazer de ler.

  2. Confesso que nunca me senti atraída pelos livros do Paulo Coelho, com exceção a esse. Mesmo não curtindo tramas dramáticas demais ou depressivas demais, já ouvi muita gente falando bem do livro e aí não há curiosidade que aguente! Consegui ele pra baixar (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer para quem quiser também), mas não encontro mais livros dele neste site, alguma sugestão de onde baixar mais livros dele? Agora sim fiquei viciada! (:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s